terça-feira, 25 de abril de 2017

Coesão e Coerência


Para que um texto tenha o seu significado completo, o seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso. Para compreender um pouco melhor os conceitos de Coerência textual e Coesão textual, e também distingui-las, vejamos:

O que é Coesão textual?
Quando falamos de Coesão textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma seqüência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc.
Em resumo podemos dizer que a Coesão trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto.

Ex: Temos ingressos a mais para o conserto. Você os quer?
(A segunda oração é perceptível mediante o contexto. Assim, sabemos que o que está sendo oferecido são ingressos para o conserto.)

O que é Coerência textual?
Quando falamos em Coerência textual, falamos acerca da significação do texto e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Um texto pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente.
A Coerência é a relação lógica entre as idéias, fazendo com que umas, completem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto.
Ex: Quando os chamar para o jantar não esqueça que eles são indianos. (ou seja, em princípio, esses convidados não comem carne de vaca.)

Bibliografia:

Acessado em 25/04/17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário